top of page

Transposta a etapa de definição da área total que tínhamos para trabalhar de 150m x 50m, entramos no aspecto de pensar nas unidades em escala menor, visando o que seria uma área padrão (42m2 - 50m2) de unidades voltadas para habitação social e como essas unidades possam a vir se interagir entre elas e a envoltória exterior em que elas pertençam.

Pensando nesses aspectos definimos nossa unidade teste com 48m2, buscando uma interpolação entre elas que possam gerar caminhos e áreas "vazias" podem ser utilizadas com diversos usos específicos.

6m x 8m
Unidades

Definindo um espaço

Dada a limitante de área total que tínhamos para trabalhar de 150m x 50m, começamos de pensar nas unidades em escala menor, visando o que seria uma área padrão de habitação social, mas que pudesse aprensentar diversas soluções internas e como essas unidades poderiam interagir para formar um pavimento tipo.

Escolhemos como unidade básica o formato duplex com 6x5x6m (60m²) que sugere uma área útil maior que as de projetos populares no brasil. Começando a pensar no que seria a demanda de famílias brasileiras, as grandes famílias ou famílias extendidas. 

6m x 5m x 6m
Unidades

Definindo um volume

As unidades foram dispostas num pavimento tipo oval com eixo de passagem.

 

Nesta configuração todas unidades têm ao menos 2 fachadas voltadas para o exterior.

Ao optar por um corredor longitudinal criamos a possibilidade de acesso por dois lados. Esta escolha foi pensada para ser apoveitada na forma arqueada que viria a ser desenvolvida.

bottom of page